top of page
  • Foto do escritorInstituto Kaplun

Como se forma a cultura para a educação digital?

A Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e em seu 2º§ apresenta os seguintes eixos estruturantes

I - Inclusão Digital;

II - Educação Digital Escolar;

III - Capacitação e Especialização Digital;

IV - Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Em sua essência, a PNED vem potencializar a capacitação profissional para novas competências e de ampliação de infraestrutura digital e conectividade.


Importante destacar que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) também preconiza a importância do desenvolvimento da cultura digital, pois está cada vez mais precisando o mundo digital em todas as áreas. E como se forma uma cultura ou elementos da cultura? Com os processos de educação, de fomento a leituras e práticas que tornem as pessoas habilitadas a conviverem no mundo e desempenharem suas funções de trabalho e de vida com ética e responsabilidade.

O mundo digital tem apresentado possibilidades e tem trazido desafios. De um lado, muitas facilidades, criatividade, conexões e ganhos em todos os campos. De outro, dificuldades com os limites, com a comunicação, com a segurança e com as consequências de não saber os riscos que o mundo digital pode trazer para a saúde, para a convivência e para as relações éticas na sociedade.

A demanda por orientação quanto ao uso das tecnologias digitais tem aumentado de forma significativa

O Instituto Kaplun atua pelo viés da Educomunicação, há mais de 15 anos, trabalha de forma direta na formação de professores, pais e responsáveis, gestores escolares e com grupo de crianças, adolescentes e jovens, sempre com a perspectiva de que a tecnologia digital necessita ser potencializada de forma equilibrada em todos os espaços. Atua também no fomento do letramento digital e midiático para que possa fortalecer educação de qualidade, com responsabilidade, criatividade e cidadania, tendo presente a educação integral.

Para os profissionais do Instituto Kaplun, a política estabelecida ajudará no alcance de melhores resultados tanto nos processos da educação como nas relações mais saudáveis. A demanda por orientação quanto ao uso das tecnologias digitais tem aumentado de forma significativa e por isso, o Instituto Kaplun, entende que o caminho mais acertado é o da educação, por meio da preparação de pessoas e grupos, para o melhor uso das tecnologias digitais e para o desenvolvimento da responsabilidade e da cidadania.

A pergunta é: estamos preocupados em querer potencializar o uso dos recursos digitais na vida privada e profissionalmente?

Ainda, quem trabalha com educação se preocupa com o uso de recursos tecnológicos?

Mesmo com a decisão tomada, fica o dilema: incentivar ou não o uso de recursos digitais em sala de aula? Quais as consequências de não fomentar as tecnologias?

O campo da educação tem grande compromisso e responsabilidade no fomento do letramento digital.

O mundo contemporâneo precisa de pessoas tecnicamente preparadas, que saibam interagir com os recursos digitais e também sejam colaborativas, éticas e responsáveis pela vida e pela sustentabilidade do planeta.

O campo da educação tem grande compromisso e responsabilidade no fomento do letramento digital. Os professores e gestores são os que devem possibilitar e sistematizar as aprendizagens de as crianças e jovens a desenvolverem suas competências em todas as áreas. Para isso, precisamos de uma rede de apoio na formação e preparação de todos e em todas as áreas. Não podemos atuar de forma isolada, precisamos uns dos outros e de todos os saberes para construir um mundo melhor, mais conectado e mais feliz.

Você acredita que o mundo digital pode contribuir com um mundo melhor? Quer conversar mais sobre isso? Aprender ferramentas digitais para a sua vida e seu trabalho? Quer ler e conversar mais sobre segurança, cuidados com os seus dados e ética no mundo digital?

Comente aqui e participe de nossos curos.

O Instituto Kaplun tem especialistas que podem ajudar no que você precisa. Faça contato, dê sua sugestão contato@kaplun.com.br. O mundo digital possibilita conversar, trocar ideias e buscar ajuda também.

Inscreva-se nos canais de comunicação do Instituto Kaplun para seguirmos conversando.

Fique conectado conosco e juntos construiremos um mundo melhor.



Instituto Kaplun

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page