top of page
  • Foto do escritorJanete Cardoso

Cultura do cuidado na gestão de conflitos

No cenário de divergências contemporâneas, a gestão de conflitos se destaca como uma dimensão essencial que permeia diversos setores da sociedade, desde ambientes educacionais até grandes organizações. A necessidade de uma abordagem mais eficaz na resolução de conflitos nunca foi tão urgente.


Historicamente, havia a cultura de evitarou suprimir conflitos em contextos educacionais e empresariais. No entanto, é inegável que os conflitos são inerentes à experiência humana, desempenhando um papel crucial na conquista do conhecimento e do desenvolvimento individual e coletivo.


A partir de minha experiência na área de educação e como diretora do Instituto Kaplun, proponho uma abordagem que tem trazido resultados: fomentar uma cultura do cuidado na gestão de conflitos. Em minha tese de doutoramento, explorei a questão da gestão dos conflitos no ambiente escolar e, a partir dessa abordagem, construí uma base sólida, com mais de 15 anos de pesquisa e atuação nesse campo. Aos poucos fui percebendo e confirmando que é importante  reconhecer a inevitabilidade dos conflitos, mas também a urgência de transformar a maneira como os enfrentamos. Estamos falando de uma cultura a ser implantada.

 a chave para uma resolução de conflitos eficaz reside em abordagens não violentas e pedagogicamente embasadas

Para mim, a chave para uma resolução de conflitos eficaz reside em abordagens não violentas e pedagogicamente embasadas. Importante promover a conscientização entre todas as partes envolvidas, permitindo uma compreensão mais profunda das raízes dos conflitos. Ao compreender as origens dos problemas, as pessoas já começam a se capacitar e  a colaborar na busca por soluções construtivas.

A partir das premissas indicadas acima e das experiências consolidadas, convido o leitor à reflexão sobre a evolução das práticas de gestão de conflitos. A proposta não apresenta apenas uma solução contemporânea, mas a contextualiza em uma jornada de aprendizado e aprimoramento contínuo.


A abordagem destaca-se como um farol de esperança em meio às complexidades dos conflitos modernos. É necessária a visão de uma cultura do cuidado, na gestão de conflitos, não apenas oferecer soluções práticas, mas promover uma transformação profunda na maneira como as diferenças e desafios são enfrentados.

A resolução de conflitos pode ser uma oportunidade de crescimento e aprendizado, desde que seja abordada com empatia, compreensão e um compromisso genuíno com o bem-estar de todos os envolvidos.

Embarque comigo nesta jornada. Acompanhe minhas publicações, palestras, vídeos ou faça contato para implantarmos juntas uma cultura do cuidado na gestão de conflitos no seu ambiente de trabalho.

 

Prof.ª  Dr.ª Janete Cardoso

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page