top of page
  • Foto do escritorJanete Cardoso

Professor não para, mesmo de férias

A profissão de professor exige, pela sua própria natureza, que o estudo, o aperfeiçoamento, as pesquisas e as experiências façam parte do cotidiano. E é assim que acontece. Mesmo estando em tempo de descanso, muitos professores buscam ressignificar e encontrar novos elementos para potencializar o seu trabalho. Afinal, entende-se que o ser humano é um todo e as vivências e experiências em tempo de descanso acabam repercutindo no fazer dos professores.

Saber analisar de onde surgem os conflitos, sem julgamentos prévios, é uma habilidade necessária e urgente a ser desenvolvida pelos professores no ambiente escolar.

No Brasil, é tempo de retorno ao ano letivo de 2023. Encontros, estudos, jornadas de planejamento estão acontecendo em escolas, grupos e redes de ensino formal. Ao retomar os planejamentos, torna-se impossível ignorar o que está acontecendo no Brasil, em diferentes campos. Mudança de governo, novas lideranças assumindo pastas para fazer a gestão dos projetos, legislações sendo alteradas, novos designs sendo apresentados, relações novas. Com isso, percebe-se o estremecimento de alguns campos e o sentimento de seguranças e inseguranças pairam em todos os contextos.

Como a escola lidará com tudo isso? Como os educadores estão se preparando? O que esperar das instituições de ensino?


Sempre defendi a ideia de que os conflitos fazem parte de nossas vidas. Será necessário lidar com os conflitos que estão presentes. Um dos destaques que a escola, com o seu currículo formal e informal tem sob sua responsabilidade é o compromisso de desenvolver habilidades em resolver problemas. Saber analisar de onde surgem os conflitos, sem julgamentos prévios, é uma habilidade necessária e urgente a ser desenvolvida pelos professores no ambiente escolar.

Você, professor, professora, se sente preparado para iniciar o ano letivo de 2023? Você acha que a escola deve ignorar tudo o que temos vivido nos diferentes campos? Ou você acha que tudo isso pode ser uma oportunidade para a melhorar a vida por meio de conhecimentos? Em qualquer uma das opções, é preciso fazer escolhas? E, ao fazer as escolhas, você se prepara para a ação. Está preparado?

Você não é professor? Qual é seu compromisso com a educação?

O professor é um líder! Você se sente assim?


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page