top of page
  • Foto do escritorJanete Cardoso

“Trouxe meu filho aqui, porque ele não aprende”

Atualizado: 11 de mar.

Tenho repetido em minhas salas de aulas e nas mentorias de grupo e individuais para os professores a seguinte frase:  o professor muda o mundo!

Parece amplo demais! Parece só mais uma frase de efeito, mas não é e eu posso provar com apenas um exemplo:



A mãe de um aluno dos anos iniciais procura uma estudante de Pedagogia que dá aulas particulares para crianças, ajudando-as a aprender aquilo que as professoras trabalham em sala.

A mãe se apresenta e diz:

–  Trouxe meu filho aqui, porque ele não aprende.


O menino não conseguia olhar para a então professora, que estava sorrindo para ele e convidando-o a entrar no espaço que ela havia preparado para as suas intervenções, e ajuda às crianças.

Ele apresentava um rosto triste e nenhuma vontade de interagir com a professora. Ela, então, pede à mãe que os deixassem a sós e que, depois de uma hora, ela poderia voltar para levá-lo para casa.

Foi então que a professora pergunta ao menino de 9 anos:

 – O que você quer fazer agora, aqui neste espaço?

O menino não teve nenhuma reação e não respondeu nada. Ela pergunta novamente,

–  O que você quer fazer neste espaço?

No espaço havia alguns brinquedos, jogos, um tapete, almofadas e uma mesa e cadeira, folhas de papel e lápis de cor. E ele respondeu:

– É que eu não aprendo!


A professora então falou.

– Ah sim, entendi. Então, vamos brincar com algumas coisas que tenho aqui? O que você gostou do que tenho aqui?

Ele olhou e escolheu um jogo com palavras e figuras. Ela elogiou-o pela escolha e começaram a jogar. Ao final ela pediu que ele explicasse a ela sobre o jogo. E ele falou, de forma muito animada, sobre as regras do jogo e as palavras que ele tinha conseguido montar.


Ao final de um mês, o menino, estava feliz em sala e fazendo tarefas, conversando com a professora e, em cada aula, trazia novas ideias de jogos e atividades que ele gostava de fazer. Inclusive livros que gostaria que ela o ajudasse a ler.

 

Conclusão

Um professor muda o mundo de uma criança. Um professor muda o mundo de muitas crianças, de adolescentes, de jovens.

 

A certeza

No dia 06 de março de 2024, na formatura do curso de Pedagogia do UDF, eu tive esta certeza: eu e meus colegas professores mudamos o mundo dos nossos alunos de pedagogia. Eles estavam plenos, bonitos, sorridentes, vitoriosos, dispostos a seguir na luta por uma educação de qualidade e por espaços seguros, por uma educação afetuosa e eficaz..



Obrigada, estudantes do curso de Pedagogia, por me ajudarem a acreditar cada vez mais que um professor muda o mundo!


Prof.ª  Dr.ª Janete Cardoso

#minhasescolhasminhavida @janete__cardoso

40 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


ADRIANA DRI
ADRIANA DRI
Mar 14

Muito inspirador o texto, estou cursando pedagogia e essa frase," o professor muda o mundo" certamente fará parte na da minha jornada como professora, anseio em fazer a diferença na vida dos meus alunos.😊


Like
bottom of page