PORTFÓLIO 2022

 

Palestras, Cursos, Workshops, Mentorias e Consultorias disponíveis para 2022

FORMAÇÃO PARA E COM OS PROFESSORES 

Dimensão Pedagógica

Uma nova forma de pensar e agir.

A Base Nacional comum curricular sugere que os estudantes sejam estimulados a entender e intervir em situações sociais e de suas comunidades locais propondo alternativas que auxiliem na resolução de problemas reais. Nessa perspectiva, o movimento maker  passou a ser visto como peça-chave na promoção e desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, na resolução de problemas reais, no compartilhamento de conhecimentos entre pessoas e na promoção de trabalhos entre pares. Como é crescente a perspectiva maker no cenário educacional brasileiro, desenvolver o mindset maker é essencial para educadores do século 21.

alteracoes-climaticas-ambiente-amigavel-

Palestra, Workshop

Mindset Maker – Educadores do futuro

Oficina pedagógica – pensar com as mãos – é um convite ao professor para se conectar com a sua história e possa olhar para a sua trajetória e deixar o pensamento fluir. O celular é uma das ferramentas utilizadas para mostrar que ele pode estar a serviço do professor. Ao final da oficina, espera-se que todos possam prototipar salas de aula interativas, para tornar o ambiente da escola cada vez mais potente e contemplar a diversidade das ações pedagógicas.

adulto-africano-agrupar-1059114-2_editad

Palestra, Workshop

Comunicação assertiva como princípio pedagógico

Trabalha a importância da assertividade no seu modo de se comunicar. Busca melhorar e estimular a reflexão/ação do público acerca do ato de comunicar-se e ser compreendido, de segurança, autoestima e foco. Ao final da atividade, os participantes serão capazes de compreender o processo da comunicação, ter mais domínio sobre os estilos comunicacionais, dentre outros.

Fazendo um teste

Palestra

Avaliação e Aprendizagem 

Nessa palestra, abordamos os principais conceitos de avaliação e os métodos contemporâneos de aferição da aprendizagem. Desmistificamos algumas práticas tradicionais de avaliação e apresentamos como ela pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do estudante. São abordados temas como o que é avaliação diagnóstica, formativa e somativa, modelos de avaliação, elaboração de itens, portfólio de atividades e avaliação por rubrica.

azul-caminho-chao-332835.jpg

Palestra, Workshop

Gestão do currículo a partir da BNCC – Pedagogia de Projetos

A BNCC aponta para a construção de um currículo mais integrado e que possibilite a construção de habilidades necessárias para que os estudantes possam aprender a aprender, aprender a ser, aprender a se relacionar e, a aprender a cuidar de si, do outro e do ambiente. A pedagogia de projetos permite e facilita a construção de aprendizagem significativa, para que o sujeito possa estar preparado para o mundo contemporâneo. A palestra ou curso trará os princípios da metodologia de projetos, a abordagem dos principais autores e oportunizará uma experiência prática de construção de projetos. Os ganhos da metodologia de projetos perpassam pelo desenvolvimento efetivo de habilidades e competências necessárias ao mundo contemporâneo.

Lição de matemática

Palestra, Curso, Workshop

Metodologias para a educação matemática com o uso de tecnologia digitais 

Como pensar matemática na perspectiva do letramento; Utilização das linguagens tecnológicas em matemática; Compreensão do processo de aprendizagem em matemática. Necessidade de construção de conceitos matemáticos pela criança /adolescente; Utilização da caixa matemática; A palestra ou workshop é adaptável, a partir das necessidades de cada segmento, onde o principal objetivo é fortalecer o professor para o uso adequado das ferramentas e a mudança de cultura em relação as facilidades da matemática. 

Estudantes de faculdade

Palestra, Curso, Workshop

A BNCC e as mudanças no Ensino Médio trazem como uma novidade a estruturação do currículo contemplando itinerários formativos. Neste workshop você aprenderá os pressupostos básicos para a elaboração dos itinerários, bem como metodologias de acompanhamento das aprendizagens

afiado-arco-iris-arte-220320.jpg

Curso, Workshop

Arte-educação – Processos de Criação Artística 

Introdução à Arte-educação. Estudar as produções artísticas e conseguir fazer uma leitura de mundo para promover e provocar o próprio pensamento e novas produções.

buttons-close-up-depth-of-field-193057.j

Workshop

Cultura Maker e Metodologias Ativas

As metodologias ativas comportam diversas estratégias de ensino atreladas ao protagonismo dos sujeitos. O Workshop está elaborado com atividades práticas e dinâmicas que permitem verificar possibilidades de uso das metodologias ativas de acordo com as novas exigências curriculares.  Estarão presentes os conceitos de Design Thinking, Gamificação, Cultura Maker, Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Como resultado, espera-se a melhoria na elaboração do planejamento e acompanhamento do trabalho pedagógico atendendo as demandas da BNCC.

comunicacao-comunidade-contemporaneo-147

Workshop, Curso

Métodos e ferramentas digitais para o Ensino Híbrido 

O curso apresenta uma série de ferramentas e métodos que podem ser utilizados tanto no ensino à distância quanto nos ensinos presencial e híbrido. Serão abordadas ferramentas para trabalho cooperativo on-line como edição coletiva de textos, busca guiada de materiais, ferramentas para aprendizado de programação e raciocínio computacional, métodos para engajamento de grupos em aulas on-line, automatização de tarefas em aplicativos de teleconferência, automatização na distribuição e correção de exercícios e avaliações digitais, modalidades de sala de aula “virtual”.

 

FORMAÇÃO PARA E COM OS PROFESSORES 

Dimensão Socioemocional

a partir da ética do Cuidado 

Quem educará os educadores?   ‘Quem cuidará dos educadores?’

A BNCC preconiza em uma das competências gerais o autoconhecimento e o autocuidado, apontando para à saúde física e emocional, reconhecendo as próprias emoções e as dos outros e a importância de saber lidar com os sentimentos, com as emoções e com os contextos que elas geram, bem como as potencialidades de cuidado de si e do outro.

Em uma sala de aula, o professor é o catalisador de muitas emoções, sentimentos, olhares e experiências. A escuta ativa torna o processo pedagógico dinâmico onde todos são responsáveis pelo ambiente.

Paciente Feliz

Palestra, Workshop

Saúde do professor – a importância dos cuidados físicos e emocionais 

A palestra apresenta a abordagem dos aspectos da saúde como um todo. Inclui a aplicação de questionários para um mapeamento da saúde do professor envolvendo as dimensões do sono, da atividade física para a saúde física e mental do professor. A partir do mapeamento, será possível fazer o desdobramento de atenção e cuidado ao professor e aos grupos. O objetivo é colaborar com o ecossistema das relações da escola, criando possibilidade de ambientes saudáveis, criativos, respeitosos. 

Conversa de amigas

Palestra, Workshop

Escuta ativa como potência pedagógica

A partir da ética do Cuidado e das competências socioemocionais da BNCC, discutir práticas de como oportunizar o engajamento de estudantes em espaços educacionais. A atividade inicia com uma palestra e indica mecanismos para estabelecer a cultura da comunicação e pode ser complementada por um wokshop que promove a experimentação de relações interpessoais de engajamento, para as melhorias na cultura da comunicação.

Hora da história

Palestra, Workshop

Inclusão. Acompanhamento pedagógico e assessoria aos professores 

As instituições educacionais devem prever a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Individualizado - PEI. O plano deve atender estudante com necessidade educacional especial ou deficiência, e com altas habilidades ou superdotação.  A proposta do Workshop é compreender a importância do PEI, como ele deve ser elaborado e acompanhado pelo professor ou coordenador educacional. Também seráabaroada a legislação relacionada ao tema.

 

CARREIRAS E ESCOLHAS 

O sujeito, as suas escolhas e o seu legado 

Colocar o tema ‘Escolhas’ nas pautas da vida pessoal e profissional significa dar importância e lugar para o movimento da vida. É esse movimento que vai constituindo o sentido a todas as demais ações. Trabalhar a temática das escolhas com os adolescentes, implica pensar projetos mais amplos e possibilidade de elaboração de projetos com metas concretas. A temática das escolhas e carreiras se faz necessária também para os pais, visto que elas estão diretamente implicadas nos processos de escolhas dos adolescentes. 

Assinatura Papel contrato

Palestra

Conhecendo as profissões 

O destaque da palestra é para o leque de profissões tradicionais e para as novas profissões que surgem a partir das demandas das pessoas e das novas tecnologias. A palestra aborda também o sentido e o valor que cada profissão representa.

Mulheres trabalhando

Workshop

Orientação para a escolha profissional 

A partir das demandas de pequenos grupos ou individualmente, construir o processo de escolha profissional com abordagem estratégica de cenários e de desenvolvimento de competências pessoais

Escolha um livro

Curso

Projeto de vida – concepção e planejamento pessoal

A felicidade é uma busca do ser humano que precisa de ajuda. Como ser feliz com tantas opções? O que precisa fazer para desenvolver processos de escolhas assertivas e construir a própria felicidade? O curso tem o propósito de buscar aporte teórico sobre a importância das escolhas em nossa vida; oportunizar espaço de reflexão sobre os processos de escolhas, e oferecer orientações práticas para a elaboração de projeto de vida.

Surpresa

Workshop

Minhas escolhas e as escolhas de meus filhos 

Quando os filhos se movimentam em suas escolhas, a família se mobiliza também. O destaque aqui é para que os pais e mães possam proporcionar espaços de conversas sobre as escolhas e por que não, repensar também as suas. O workshop tem caráter vivencial 

 

EDUCOMUNICAÇÃO

A comunicação como alicerce para a educação

Educação e comunicação estão intimamente ligadas. Só é possível realizar uma boa aprendizagem utilizando a comunicação a seu favor. O educomunicador é aquele que conhece os mecanismos das mídias tradicionais e atuais e as utiliza de forma adequada, promovendo o letramento midiático. Educar para e com as mídias é o princípio da educomunicação

Colegas de classe

Workshop

Estamos conectados: riscos e oportunidades

Atividade com estudantes a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio para conscientização do impacto da exposição em redes sociais e do uso intenso de smartphones na rotina do estudante. Palestra com conteúdo adaptado para diferentes faixas-etárias e customizada a partir das demandas das instituições.

Colegas de classe

Palestra

Seu filho está sempre conectado. E agora?

Palestra para famílias com ênfase no impacto da tecnologia no dia a dia de pais e filhos. A tomada de consciência das potencialidades e riscos dos usos cada vez mais frequentes de smartphones, tablets e da presença em redes sociais são foco da atividade.

Colegas de classe

Workshop

Comunicação assertiva e liderança

Workshop para formação de líderes com ênfase em competências comportamentais e técnicas de comunicação para maior assertividade das equipes diretivas, coordenações e demais profissionais em posição de liderança nas instituições

Menina com o celular

Palestra, Workshop

Segurança na internet e nas redes sociais.

Vivemos a era da informação. Os avanços tecnológicos crescem em ritmo cada vez mais acelerado, cobrindo e expandindo mais e mais áreas de conhecimento e de atuação. As consequências desses avanços atingem o indivíduo, a família e a sociedade em vários aspectos, tanto positivos quanto negativos. Quais são os desafios e os possíveis caminhos para pais e seus filhos em idade escolar nesse cenário? E qual será́ a responsabilidade ética na relação com os filhos e na família? Ao utilizarmos estruturas de tecnologia digital para realizar comunicação entre pessoas e instituições, como garantir o desenvolvimento das crianças, dos jovens e dos adultos?

Colegas de classe

Palestra, Workshop

Comunicação não-violenta – Como ajudar o professor e o estudante na construção da cultura da paz?

“[...] é a violência passiva que alimenta a fornalha da violência física” (Gandhi). Identificamos dois tipos de violência presentes na sociedade. A primeira é a violência física, empregada pelo uso da força, e a segunda é violência passiva, que traz o sofrimento de natureza emocional. A proposta é, por meio de estudos e exercícios práticos, fortalecer os sujeitos para que possam ser agente da cultura de PAZ e compreender que a violência passiva pode estar presente no ambiente escolar, mais do que imaginamos.

Codificando

Palestra, Workshop

Letramento digital, Mídias e Redes Sociais

O letramento midiático ou alfabetização para as mídias não tem idade; é uma forma de preparar a sociedade para os desafios das mídias contemporâneas. A educação midiática (Media Literacy) incentiva leitura crítica de informações e ajuda a acompanhar a rápida produção de conteúdo das redes e mídias sociais, de modo geral. Ajuda observar como a publicidade tem abordado esse assunto auxilia a desenvolver visão apurada em relação ao consumo de conteúdos midiáticos. Ao se familiarizar com essa linguagem, é possível conectar temas mais eficientes nos processos de aprendizagem, convivência e leitura de muno, para jovens estudantes, para adultos e para si mesmo.

Colegas conversando

Palestra, Workshop

Cyberbullying – cuidados e acompanhamentos 

A palestra se preocupa em abordar o assédio digital em tempos de pandemia. Contextualiza o conceito de cyberbullying e suas modalidades, as formas mais comuns entre crianças e jovens, como identificar sinais de sua ocorrência e abordar o tema dentro do ambiente educacional. Temas como preconceito, operacionalização das tecnologias e dispositivos de gênero, agressão e violência digital, linchamento digital, mob, isolamento social e relação digital-presencial são apresentados apoiados por dados atualizados e exemplos. Após essa apresentação são dadas as abordagens recomendadas para cada um desses fenômenos

 

MENTORIA

  • Mentoria para professores – aprimoramento de metodologias, estudos e projetos.

  • Mentoria para estudante – superar as dificuldade para as diferentes aprendizagens

  • Mentoria para estudantes de alta Performance

  • Mentoria e cursos para o Ensino de Ciências a partir da BNCC

  • Mentoria para orientadores pedagógicos

ASSESSORIA

Se você quer ajuda para melhorar o relacionamento interno ou externo de sua  instituições, escolas ou equipe,  no desenvolvimento de planejamento estratégico, comunicação corporativa e Implantação de metodologias específicas, faça contato.