top of page
Foto do escritorJanete Cardoso

Qual a sua expectativa para 2025?

Em 2024, percorri muitas escolas e estive com diferentes grupos de professores para formações, mentorias e assessorias. Foi um ano de aprendizados, trocas e reflexões profundas. A cada encontro, encontrei profissionais fortes e determinados a fazerem a diferença em sala de aula. Professores comprometidos com o presente e esperançosos quanto ao futuro.


Algo que sempre defendi e continuo apostando: a sala de aula pode ser a antessala do mundo. É ali que os problemas reais e as possibilidades se apresentam. É ali também que o professor ou professora recebe a missão de ser o grande mediador desse processo. Só que é preciso lembrar: a mediação precisa de bases sólidas.


Estou convencida de que o método e a ciência conferem ao professor a autoridade necessária para transformar realidades. E aqui surge uma pergunta que tem me acompanhado: será que os professores estão conscientes desse papel e desse poder?


Nessa jornada, também encontrei muitos professores inseguros e confusos quanto ao seu papel. Por isso, lanço um convite para 2025: que possamos acreditar mais nas possibilidades que a ciência, a pesquisa e o método nos oferecem para modificar realidades e transformar a forma de pensar de cada criança e jovem.


Talvez o maior investimento que precisaremos fazer seja na confiança em nós mesmos, afinal todo processo começa com um despertar interior. Não podemos achar que a mudança acontece do dia para a noite, como um passe de mágica.

Em 2025, quero continuar ao lado dos professores, ajudando-os a olharem para suas salas de aula, para si mesmos e para o potencial transformador que possuem. Quero fortalecer a crença de que o método faz, sim, toda a diferença.


E você? Por onde passam suas angústias, perguntas e inquietações? Vamos conversar!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page