top of page
  • Foto do escritorJanete Cardoso

Como ajudar os jovens nas decisões de vida?

Na semana passada, conversei com um grupo de 220 estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, sobre escolhas que fazemos na vida e como elas impactam na construção do nosso modo de ser. O tema de fundo é o projeto de vida. Mas como falar em projeto para adolescente, onde o hoje parece ser o que existirá para sempre? A metodologia que escolho para conversar sobre o assunto é o da nossa própria história, pois com ela é possível dizer que as inseguranças, as dúvidas e o medo de errar estão sempre presentes nos processos de escolhas.


Olhando um pouco mais profundamente para a questão, percebo que é necessário colocar o tema das escolhas de nossas vidas em um patamar onde não há segurança, porque realmente não há. Porém, esse lugar, de vulnerabilidade, é contraditório com o que vivemos, onde a positividade parece estar imperando e não permitindo que jovens e adultos, possamos assumir a vulnerabilidade como condição.

Depois de falar com os mais de 200 jovens e percebendo que alguns estão com brilho nos olhos e outros, nem tanto, eu arrisco a dizer: – antes de falar de projeto de vida e de escolhas, precisamos oportunizar uma reflexão sobre o contexto no qual estamos vivendo e tentar desconstruir algumas verdades que estão sendo impostas aos jovens e a nós. Minha intuição tem me levado a acreditar que entender quem sou eu no mundo é a primeira pergunta a ser feita. Depois da pergunta feita, com muita tranquilidade, precisamos oportunizar aos jovens que eles possam expressar as suas respostas. Após essa reflexão chego a conclusão que o tema escolhas e projeto de vida precisa ser tratado com muito cuidado e respeito. Criar espaços pedagógicos de acolhida é fundamental e ter adultos com capacidade de escuta generosa também. O desafio agora é colocar o projeto de vida não como um componente no currículo, mas como construção com metodologia própria e em ambientes preparados.

Vamos conversar mais sobre projeto de vida na escola? Os desafios, as implicações e sua importância.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page