top of page
  • Foto do escritorInstituto Kaplun

Realizamos 19 debates, com 30 convidados, em 2020

Atualizado: 1 de jul. de 2021

Fiquei no compromisso de sistematizar os temas debatidos em 2020, por meio do Clube Kaplún. Foram quase 20 debates, de abril a dezembro de 2020, com a participação de parceiros maravilhosos de norte a sul do Brasil. OS temas propostos podem ser divergentes, mas na verdade, todos colaboram para a consciência e o compromisso cidadão na interação entre educação, comunicação e tecnologias.

Meu registro é de profundo agradecimento a cada um dos debatedores e mediadores citados abaixo. Sem esta dedicação e partilha, seria impossível levar temas associados à Educomunicação para tantas pessoas e promover reflexões de qualidade. Também tivemos apoiadores e divulgadores, de modo especial a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. A todos, muito obrigado.

Procuramos disponibilizar os debates em nossas redes sociais e, com alguma exceção, é possível encontrá-los no canal do Kaplún no Instagram e no Youtube. Para acessar, procure @clubekaplun, ou veja as opções neste link: bit.ly/2HgLfIn


PRIMEIRA ETAPA DE LIVES/DEBATES

A primeira etapa dos debates foi realizada no início da pandemia, momento de muitas incertezas. Os temas e debates refletem esta realidade.


1. Educadora e empreendedora Virgínia Pina. Educação Infantil: Confinamento e rotina. Brasília, 22 de abril.

2. Servidor da Câmera do Deputados, Luís Nobre. Segurança, uso das tecnologias e manipulação. Brasília, 23 de abril.

3. Educador Rodrigo Xavier. Mind Set Maker: aprendizagem mão na massa. Brasília, 29 de abril.

4. Diretora e sócia-proprietária na empresa Iandé Comunicação e Educação e trabalha em Researcher na empresa Universidade do Minho, sócia da ABPEducom, Cristiane Parente. Educação Midiática. Brasília, 30 de abril.

5. Jornalista, fotógrafo e educomunicador Webert Da Cruz. Fotografia como processo educativo de liberdade de expressão artística. Distrito Federal, 13 de agosto.

6. Artista plástica e arte-educadora Monica Bezerra. Arte e tecnologia em temos de pandemia. Rio de Janeiro, 20 de agosto.

7. Doutora em economia Camila Toigo. Relatório Oxfam Brasil “Quem paga a conta?” e a desigualdade no Brasil. Porto Alegre, 27 de agosto.

8. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Secretário Executivo da ABPEducom e coordenador da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP Claudemir Edson Viana. Histórias da Educomunicação. São Paulo, 3 de setembro.

9. Doutora em educação, filósofa e pedagoga Janete Cardoso. Tornei-me professora, e agora? Brasília, 10 de setembro.

10. Professora e consultora pedagógica, Bruna De Paula. Cultura Maker em tempos de Pandemia. São Paulo, 17 setembro.

11. Educador social e irmão marista Miguel Orlandi. Solidariedade em tempos de crise: há algo a aprender e fazer? Porto Alegre, 25 de setembro


SEGUNDA ETAPA DE DEBATES

A partir de outubro de 2020, cada evento recebeu de dois a três convidados debatendo em torno da mesma temática. também foi o marco em que passamos a transmitir de forma aberra, pelo Youtube, no canal do Clube Kaplún.

Abaixo segue alista de temas debatidos e dos interlocutores.


Debatedores: Israel Jorge - Micro: Analista e educador na Univ. Corporativa Sebrae, mestre e doutor na área de economia criativa pela Univ. de Coimbra – (Brasília); Raimundo Xavier - Fellowship MIT_DAC (Desafio de Aprendizagem Criativa), Criador do Kits MiritiLab para Aprendizagem Criativa, Analista de Sistemas. fundou e coordena o Espaço de Aprendizagem Criativa (Santa Bárbara-PA).

Mediador: Joadir Foresti – Doutor em comunicação, professor e diretor do Clube Kaplún – Brasília.

Debatedores: Guilherme Lobão - Professor, mestre em Comunicação e doutorando em Cultura Contemporânea pela UnB, onde pesquisa a Gastronomia por este viés dos novos imaginários (Brasília); Raquel Cantarelli – Professora, publicitária , idealizadora @asprofessorinhas do @pretexto_br e doutoranda em comunicação na UnB (Brasília). Marcos Lelis - chef e professor de Gastronomia idealizador do @pretexto_br (Brasília).

Mediador: Joadir Foresti – Doutor em comunicação, professor e diretor do Clube Kaplún (Brasília).


Debatedores: Luis Nobre - Servidor do quadro efetivo da Câmara dos Deputados - Secretaria da Transparência (Brasília). Priscila Normando - Atua como professora universitária, pesquisadora, desenvolvedora de soluções digitais e cientista de dados. Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília (Brasília).

Mediador: Joadir Foresti – Doutor em comunicação, professor e diretor do Clube Kaplún (Brasília).

Debatedoras: Janete Cardoso - professora universitária, mentora educacional, pedagoga, doutora em educação – PUCRS (Brasília); Thauany Sousa da Silva: Estudante de pedagogia - UDF, Ex-bolsista do PIBID (Brasília); Debora Conforto: Coordenadora de Graduação Online - PUCRS, Doutora em Educação – UFRGS (Porto Alegre).

Mediadora: Ana Pimenta – Jornalista, editora de rádio, mestre em comunicação – UnB (Brasília).

Debatedores: Rodrigo Xavier – educador, doutorando em ciências ambientais (UnB) analista educacional (Brasília); Sabrina Crisóstomo – especialista em metodologias do Ensino da matemática, professor e estudiosa em matemática (Brasília); Matheus Lincoln Borges dos Santos – professor, analista educacional, autor e editor de conteúdo educacional (Brasília).

Mediadora: Janete Cardoso - professora universitária, mentora educacional, pedagoga, doutora em educação – PUCRS (Brasília).

Debatedoras: Bianca Stock – professora, psicóloga, consultora da Vinculum ® (Porto Alegre); Eliane Benjamim – psicóloga clínica, especialista em psicodrama e EMDR (Brasília).

Mediadora: Janete Cardoso - professora universitária, mentora educacional, pedagoga, doutora em educação – PUCRS (Brasília).

Debatedores: Eloisa Assunção de Melo Lopes – Professora na Universidade Federal de Jataí. Investiga formação de professores de Ciências e a interface educação-comunicação. É associada da ABPEducom jataí – GO); Marcelo Bizerril - Professor na UnB – campus Planaltina/DF (Brasília).

Mediador: Joadir Foresti – Doutor em comunicação, professor e diretor do Clube Kaplún (Brasília).

Wagner da Silveira Bezerra – Professor, doutorando em comunicação PUC-RIO, Mestre PPGMC/UFF, Conselheiro do Consultivo Deliberativo da ABPEducom (Rio de Janeiro); Heloisa Bezerra – cientista política, professora da UNIRIO (Rio de Janeiro); Mariana Sales – artista plástica, designer e ilustradora (Alemanha),

Mediador: Joadir Foresti – Doutor em comunicação, professor e diretor do Clube Kaplún (Brasília).


O ano de 2020 foi desafios, mas também de muitos encontros e de muitas reflexões construídas. Fica nosso agradecimento a todos que, de forma indireta, também contribuíram para a realização destes debates.

Joadir Foresti, diretor do Clube Kaplún

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page