top of page
  • Foto do escritorJanete Cardoso

O que é uma prática democrática inclusiva?

Atualizado: 1 de dez. de 2021

Temos desafios no campo da educação. Talvez um dos maiores seja o de superarmos modelos educativos que repetem práticas que não contemplam a diversidade e a inclusão das diferentes culturas. Construir uma sociedade democrática e inclusiva, exige que compreendamos o que é a diversidade nas relações do dia a dia.


Desde 2003 temos a Lei n. 10. 639 que inclui a questão da História e Cultura Africana e as questões da cultura Afro-Brasileira em todos os currículos das escolas de Educação Básica. Você sabe como essa lei se concretiza no dia a dia das escolas, das salas de aulas, dos materiais didáticos, nas relações, nas celebrações entre outros?

Para complementar essa importante inserção, desde 2008, a Lei n. 11.645 inclui a História e a Cultura Indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas.

O conhecimento das leis é fundamental para que todos possam buscar os seus direitos

Para o avanço na construção de práticas democráticas e inclusiva a questão legal é fundamental, pois são elas que nos amparam para a renovação de práticas e vai consolidando a cultura. Conhecer as Leis e os seus desdobramentos é fundamental, pois é o conhecimento que nos inspira e fundamenta as ações.

O conhecimento das leis é fundamental para que todos possam buscar os seus direitos quanto ao respeito, a valorização das culturas e a inclusão. Nas práticas pedagógicas, saber aproveitar as oportunidades para questionar atitudes exclusivas é de fundamental importância para a construção de uma sociedade intercultural. Afinal somos uma país multicultural.

O convite é para que conheçamos as leis citadas e fiquemos atentos aos desdobramentos delas nos currículos e práticas diárias.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page